quinta-feira, 5 de julho de 2007

O QUE FAZEMOS?

Com a pequena ajuda monetária de benfeitores conseguiu-se construir um alpendre de paus, coberto com chapas de zinco, de modo que as crianças já não ficam ao relento, como acontecia no princípio.

O projecto iniciou com apenas 10 crianças, mas foi aumentando, por serem muitas as crianças carenciadas. Actualmente são 26 crianças assistidas regularmente – infelizmente não foram acolhidas outra em número elevado porque os recursos são diminutos – das quais 10 estão na idade escolar e as outras são menores. Destas 6 não estão ainda inscritas no Registo Civil. Algumas crianças são doentes crónicas, infectadas com HIV/Sida, 3 são órfãs (uma com 4, outra com 7 e outra com 9 meses). Estas constituem grande preocupação. Muitas outras crianças são assistidas esporadicamente e estão numa “lista de espera” para serem integradas efectivamente no projecto.

Inicialmente servia-se-lhes apenas uma refeição por semana, mas actualmente dá-se-lhes duas refeições semanalmente, às quintas-feiras e aos sábados. As refeições consistem: às quintas-feiras, num lanche a base de leite, salada, pão ou bolachinhas caseiras; aos sábados num almoço, serve-se-lhes uma sopa e um prato nutritivo. Além das refeições, as crianças são assistidas na doença. Como se disse, uma das responsáveis e assistentes é enfermeira. As crianças também são acompanhadas no aproveitamento e em material escolar.

Sem comentários: