quinta-feira, 5 de julho de 2007

ORIGEM DA MESA DE S. LÁZARO

A «Mesa de S. Lázaro» nasceu da consciência e sensibilidade face a vulnerabilidade, isto é, a situação de miséria em escala maior, de má nutrição, de doenças crónicas e orfandade de crianças de Quelimane – Moçambique.Amélia Sampaio, enfermeira e funcionária da Saúde, que todos os dias se confronta com casos arrepiantes de crianças doentes e mal nutridas, por iniciativas pessoal e com próprios recursos acudia esporadicamente as situações extremas de algumas crianças, confeccionando umas papas ou sopas nos Centros de Saúdes onde trabalha.

Em Outubro do ano de 2004, aquando das suas férias em Quelimane, o padre Lázaro Messias de Carvalho – que naquele período desenvolvia acções caritativas, mandando construir ou reabilitar algumas palhotas e dando outras ajudas a velhinhas pobres e desamparadas – numa conversa com a enfermeira e sua irmã Filomena Gomes de Carvalho, funcionária do INAS (Instituto Nacional de Acção Social) inteirou-se da situação das crianças, ficou comovido de tal modo que os três combinaram criar um projecto de ajuda às crianças do Bairro. O projecto arrancou imediatamente com as exíguas ajudas do padre Lázaro.

Quando o padre regressou a Lisboa, onde se encontra a fazer o Doutoramento em Teologia, deu a conhecer o projecto, algumas senhoras começaram a ajudar monetariamente e em roupinhas.

Sem comentários: